Transferência e Difusão de Políticas Sanitárias via Cooperação Internacional na América do Sul
lições a partir das evidências empíricas do direito internacional
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n2.51882Palavras-chave:
Transferências de Políticas, Difusão de Políticas, Cooperação Estruturante em Saúde, Políticas Sanitárias, Direito InternacionalResumo
O presente trabalho argumenta que para além da análise da política externa como política pública, a primeira pode ser também precursora da internacionalização de outras políticas, via cooperação internacional. Assim, a partir das evidências empíricas do direito internacional, a presente pesquisa investiga como ela pode viabilizar esse processo, em matéria sanitária, a partir do Brasil e com foco na América do Sul. A discussão também busca nas instituições regionais envolvidas nos ciclos de políticas públicas algumas lições acerca do diálogo entre os níveis local e global, e as variáveis envolvidas nesta relação. Devido ao componente normativo desta empreitada, também são desmembradas algumas questões sobre como avaliar os resultados destes processos, discutindo quais são os déficits e as alternativas possíveis para tanto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).