Um Caminho para a Aproximação entre as RI e a Ciência Política
diálogo entre a Análise de Política Externa e a Análise de Políticas Públicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.53633Palavras-chave:
política externa, políticas públicas, cooperação, ProsavanaResumo
A Análise de Política Externa (APE) é um subcampo das Relações Internacionais no qual pretende-se analisar de que maneira as decisões de política externa dos Estados são tomadas, a partir dos atores e processos que as influenciam. Em seus estudos, percebe-se uma forte influência da Ciência Política (CP), sobretudo nas ferramentas teóricas e metodológicas utilizadas. No mesmo sentido, dentro da CP, o subcampo de Análise de Políticas Públicas (APP), traz ferramentas e conceitos úteis e semelhantes àqueles utilizados em APE, porém pouco se fala sobre esta aproximação. É a partir disto, que se pretende, neste trabalho, apresentar caminhos de reaproximação entre a CP e as RI, por meio da aproximação entre a APE e a APP, com foco na utilização de um modelo da APP para o estudo da formação de agenda na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID). A primeira seção é dedicada a apresentação da APE e da APP e a segunda à aproximação entre as duas, aplicada a um caso de CID, a adoção do programa ProSAVANA na agenda da Cooperação Triangular entre Brasil, Japão e Moçambique.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).