Universidades e Institutos de Pesquisa como Atores de Política Externa na China
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2020v5n3.55324Palavras-chave:
china, política externa, processo decisório, universidades, think tanksResumo
Em paralelo ao adensamento da projeção internacional da República Popular da China, está em curso um amplo processo de descentralização decisória e proliferação de atores em sua política externa. Em consequência, a miríade de questões com as quais o país precisa lidar no âmbito global tem acelerado a profissionalização da burocracia especializada, bem como demandado expertise no aconselhamento oficial. O presente artigo tem o objetivo de investigar o papel das universidades e institutos de pesquisa diante desse cenário. Para tanto, o trabalho apresenta, de início, uma breve retrospectiva da política externa chinesa contemporânea e uma visão geral a respeito das tendências recentes envolvendo o processo decisório. Em seguida, buscamos desvendar como funcionam os canais de interlocução entre os diversos think tanks chineses e as lideranças responsáveis pela implementação política de facto, norteando a discussão através de uma perspectiva histórica. Esperamos, assim, prestar uma contribuição aos estudos hodiernos sobre a complexificação da atuação internacional da China e as dificuldades de coordenação que daí emergem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).