RELIGIOSIDADE NÓRDICA POR MEIO DE UM OLHAR VITORIANO: THE FOLK OF THE MOUNTAIN DOOR (O POVO DO SOPÉ DA MONTANHA), DE WILLIAM MORRIS, 1914.
Resumo
Este artigo apresenta uma tradução do conto chamado The Folk of the Mountain Door (1914), escrito por William Morris ao final de sua vida. Um escritor romântico inglês do período vitoriano, Morris estudou nórdico antigo e as sagas com seu amigo islandês Eiríkr Magnússon, produzindo traduções das mesmas e obras literárias próprias com influência da mitologia nórdica. O texto aqui traduzido se trata de uma de suas obras escritas com influência dos estudos nórdicos, particularmente no que concerne à religiosidade e aspectos das comunidades da era Viking (793-1066 D.C.); nesse sentido, narra a vinda de dois anciãos misteriosos ao salão de banquetes durante o Dia-do-nome do filho do rei, bem como a enigmática mensagem trazida por esses visitantes. Optou-se por uma tradução que se aproximasse ao máximo do texto original, desse modo reproduzindo, em língua portuguesa, o estilo único de William Morris.
Palavras-chave: William Morris; religiosidade nórdica; sagas islandesas; comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do original apresentado se compromete(m) a cumprir o que se segue:
- Todos os autores responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este original é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já que a obra não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do original à Revista Scandia, à qual concedem permissão para sua reprodução, edição e publicação on-line.
- O(s) autor(es) outorgam seus direitos autorais de seu original à Revista Scandia, licendiado sob a Criative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento deste trabalho com o reconhecimento de sua autoria.
- O(s) autor(es) têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu original.