Chamada de artigos - O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino
Chamada de artigos - O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino
Sæculum - Revista de História, v. 29, n. 50 (jan./jun. 2024)
Organizadores:
Carollina Carvalho Ramos de Lima (Universidade Federal da Bahia)
Genaro Vilanova Miranda de Oliveira (Massey University/ Te Kunenga ki Pūrehuroa)
Prazo para submissão: 31 de janeiro de 2024
A Sæculum, revista de História vinculada ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), convida todas/os interessadas/os em participar do dossiê “O Ensino de História em perspectiva histórica: currículos e métodos de ensino” (2024/1). A proposta deste dossiê é reunir artigos nacionais e internacionais que resultem de investigações relacionadas à História do Ensino de História, nos quais se discutam questões em torno: (1) da forma e do conteúdo da história escolar ao longo da história da disciplina, tendo em vista a cultura histórica e a cultura historiográfica; (2) dos impactos das reformas educacionais na estrutura e na organização da disciplina nos currículos; e (3) dos métodos e materiais didáticos voltados para o ensino do passado.
Desde a década de 1980, o campo do Ensino de História vem se consolidando do ponto de vista teórico e metodológico, ampliando significativamente objetos e perspectivas, de modo a contribuir com as reflexões que envolvem a história da disciplina, os processos de ensino e aprendizagem em História e a produção do conhecimento histórico em contextos escolares. Em tempos de enormes mudanças políticas, ambientais, tecnológicas e socioeconômicas, que geram mudanças no presente e incertezas quanto ao futuro, muitos se voltam ao passado em busca de respostas. Não por acaso houve uma explosão de estudos, no Brasil e no mundo, sobre a educação histórica, assim como a emergência de uma comunidade global de educadores de história que se reúnem, escrevem e compartilham desenvolvimentos relacionados ao ensino e aprendizagem de história desde seus respectivos contextos. O presente dossiê se inspira no trabalho dessa comunidade transnacional de educadores para acolher artigos que abordem temas recorrentes aos debates sobre o ensino de história tanto no Brasil, como na maior parte de países do mundo. Estes incluem mas não se limitam a: desenvolvimento e reformas curriculares em contextos nacionais e comparativos, mudanças didáticas e pedagógicas em história, internet e TIC no ensino de história, informações textuais e visuais na história, histórias decoloniais e contra-histórias, formação de professores de história, ensinar o pensamento histórico, ensino sobre história e identidade e uso de fontes no ensino de história.
____________________
Call for papers:
Sæculum, a history journal of the History Department and the Postgraduate History Program at the Universidade Federal da Paraíba (UFPB), invites contributors to the dossier “Historical perspectives in history teaching: curricula and teaching approaches” (2024/1). The dossier aims to bring together national and international articles on scholarship related to the history of history teaching, which discuss questions related to: (1) the form and content of school history throughout the history of the discipline, taking into account view of historical culture and historiographical culture; (2) the impacts of educational reforms on the structure and organization of the subject in curricula; and (3) teaching approaches and resources employed to teaching the past.
Since the 1980s, the field of History Teaching has been consolidating its theoretical and methodological bases, significantly expanding topics and perspectives, contributing to reflections that involve the history of the discipline, the teaching and learning processes of History and the production of historical knowledge in school contexts. In periods of enormous political, environmental, technological and socioeconomic changes, which lead to changes in the present and uncertainties about the future, many people turn to the past in search of answers. It is not by chance that there has been an outburst of studies, both in Brazil and in the world, about historical education, as well as the emergence of a global community of history educators who meet, write and share developments related to the teaching and learning of history from their respective contexts. Inspired by the work of this transnational community of educators, this dossier invites articles that address recurring themes on history teaching both in Brazil and in most countries around the world. These include but are not limited to: curriculum development and reforms through national and comparative perspectives, didactic and pedagogical changes in history, the use of the internet and ICT in history teaching, textual and visual information in history, decolonial histories and counter-histories, history teacher education, teaching historical thinking, teaching about history and identity, and using sources in teaching history.
Organizers:
Carollina Carvalho Ramos de Lima (Universidade Federal da Bahia)
Genaro Vilanova Miranda de Oliveira (Massey University/ Te Kunenga ki Pūrehuroa)
_____________
Contato: saeculum@cchla.ufpb.br