DO VENTO AO VAPOR EM MARES JÁ ANTES NAVEGADOS: A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO ‘LA VELOCE’ E O TRANSPORTE DE EMIGRANTES PELO ATLÂNTICO

Autores

  • Paulo César Gonçalves

Resumo

Nas décadas finais do Oitocentos, o crescimento da emigração italiana constituiu-se em fonte segura de rendimentos para as companhias de navegação que operavam no Atlântico e teve papel importante no financiamento da substituição dos antigos veleiros por modernos vapores. Tomando por base relatórios e balanços dos exercícios financeiros, além de jornais ligados à marinha mercante, este artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados da pesquisa sobre a importância do tráfico de emigrantes italianos para a companhia de navegação La Veloce, assinalando sua trajetória econômica e particularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

GONÇALVES, P. C. DO VENTO AO VAPOR EM MARES JÁ ANTES NAVEGADOS: A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO ‘LA VELOCE’ E O TRANSPORTE DE EMIGRANTES PELO ATLÂNTICO. Sæculum – Revista de História, [S. l.], n. 29, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/19824. Acesso em: 17 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê História e História Econômica