DIÁLOGOS ENTRE MÁRIO MAGALHÃES E JOSUÉ DE CASTRO: A QUESTÃO ‘SAÚDE E DESENVOLVIMENTO’ NOS ANOS 1950 E 1960

Autores

  • Isabelle Maria Mendes de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Helísa Maria Mendonça de Morais Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Saúde Pública, Pensamento Sanitário, Desenvolvimento.

Resumo

O cenário brasileiro dos anos 1950 e 1960 foi marcado por um ciclo ideológico nacional- desenvolvimentista. No campo da saúde pública, destacava-se o debate da relação entre saúde e desenvolvimento, tendo forte expressão o grupo de intelectuais que defendiam o sanitarismo desenvolvimentista, com importante influência do médico-sanitarista Mário Magalhães da Silveira e do médico e intelectual Josué de Castro. Desse modo, o objetivo desse artigo é analisar as concepções teóricas sobre a questão “saúde e desenvolvimento” no pensamento sanitário de Mário Magalhães e Josué de Castro. Para tal, foi desenvolvida uma revisão crítica da literatura sobre a produção textual dos intelectuais, enfocando os livros Geografia da Fome e A estratégia do desenvolvimento, de Josué de Castro, e o livro A trindade desvelada: economia, saúde e população de Mário Magalhães. Assim, foram sistematizadas as contribuições dos intelectuais sobre as questões de: saúde pública, desenvolvimento econômico, industrialização e a relação campo e cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Maria Mendes de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Helísa Maria Mendonça de Morais, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Pós Graduação Integrada em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

ARAÚJO, I. M. M. de; MORAIS, H. M. M. de. DIÁLOGOS ENTRE MÁRIO MAGALHÃES E JOSUÉ DE CASTRO: A QUESTÃO ‘SAÚDE E DESENVOLVIMENTO’ NOS ANOS 1950 E 1960. Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 237, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/221. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Saberes Médicos