DIOGO ANTÓNIO: NEW CHRISTIAN COMENDADOR BETWEEN NAÇÃO AND KIN IN ROME

Autores

  • James W. Nelson Novoa

Palavras-chave:

Agente, Cristão Novo, Roma, Nação, Parentesco.

Resumo

Este artigo apresenta o caso de Diogo António, um agente cristão novo, presente em Roma nos primórdios do tribunal da Inquisição em Portugal. Atuava aí como um representante quem podia apresentar as razões dos cristãos novos, perseguidos pelo tribunal em Portugal e trazer as suas apelações a Roma. Ao mesmo tempo dito papel garantia a ele e aos seus parentes uma isenção especial da jurisdição regular do tribunal. As atividades de Diogo António refletem as facetas múltiplos de alguns dos agentes em Roma que se encontravam aí como representantes de cristãos novos acusados perante tribunais em Portugal, da parte da nação no seu conjunto e aí para assegurar que os termos da isenção sejam estendidos as suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James W. Nelson Novoa

PhD in Spanish Language and Literature, Universidad de Valencia. Researcher at Cátedra de Estudos Sefarditas ‘Alberto Benveniste’ /CLEPUL, Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

NOVOA, J. W. N. DIOGO ANTÓNIO: NEW CHRISTIAN COMENDADOR BETWEEN NAÇÃO AND KIN IN ROME. Sæculum - Revista de História, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/22238. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões