ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS DOS JESUÍTAS NOS SÉCULOS XVI E XVII: ENTRE ÁFRICA E ÍNDIA

Autores

  • Maria Lucia Abaurre Gnerre
  • Dilaine Soares Sampaio

Palavras-chave:

Estratégias Missionárias Jesuíticas, Moçambique, Goa.

Resumo

Vamos analisar neste artigo alguns aspectos das estratégias de interação entre missionários Jesuítas e povos de duas diferentes regiões: Moçambique e Goa. Tais regiões, pertencentes a continentes distintos (África e Ásia respectivamente) abrigaram originalmente culturas e religiões díspares, porém, se tornam conectadas pelo oceano Índico e pelas rotas de navegação que o cortavam desde períodos anteriores a chegada de Vasco da Gama. E, justo nestas regiões constituíram-se portos fundamentais para a carreira das Índias que, a partir do século XVI, passa a servir como rota comercial que possibilita também a criação de um olhar global dos missionários sobre os povos a serem catequizados. Porém, de que forma estas diferenças entre africanos e indianos reverberaram em diferentes olhares e estratégias por parte dos missionários? Este olhar de conjunto sobre diferentes povos pode ser visto, por exemplo, nas cartas deixadas por Francisco Xavier, que faz sua paragem em Moçambique a caminho de Goa. Pode ser visto também em obras como Mentalidade Missiológica dos Jesuítas em Moçambique antes de 1759 (de António da Silva, S.J). Tais textos, acrescidos de outros referenciais para a história da África constituirão o aporte documental para analisarmos estratégias de construção de um “império Jesuíta” entre Moçambique e Goa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Lucia Abaurre Gnerre

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas, realizou estudos pós-doutorais em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Padma.

Dilaine Soares Sampaio

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa Raízes – Grupo de Pesquisa Sobre Religiões Mediúnicas e suas Interlocuções.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

GNERRE, M. L. A.; SAMPAIO, D. S. ESTRATÉGIAS MISSIONÁRIAS DOS JESUÍTAS NOS SÉCULOS XVI E XVII: ENTRE ÁFRICA E ÍNDIA. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/22239. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões