AS MÚLTIPLAS FACES DO ISLÃ

Autores

  • Carmen Lícia Palazzo

Palavras-chave:

Islã, Sunismo, Xiismo, Sufismo.

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de elaborar uma síntese histórica do desenvolvimento do Islã, dando ênfase à diversidade de suas diversas correntes. Analisamos a primeira grande ruptura, que ocorreu no século VII, com a divisão entre sunitas e xiitas, e também o desmembramento do próprio xiismo em grupos distintos, ainda hoje bem demarcados uns dos outros. Em seguida, nossa análise recaiu sobre o sufismo, que permeia todo o conjunto do Islã, com adeptos entre os sunitas e xiitas e é emblemático da imensa multiplicidade de uma religião que é muito rica e passível de variadas interpretações. Como se trata de um trabalho de síntese histórica, utilizamos como fontes autores que escreveram sobre as diversas correntes do Islã, entre eles árabes e iranianos cujas análises podem ser consideradas “internas”, e também especialistas ocidentais que têm se debruçado longamente sobre o tema. Nossa conclusão é a de que muitas vezes se difunde a ideia de uma religiosidade homogênea, centrada na leitura do Corão e nos Hadith, em geral a partir de uma visão do grupo majoritário, que é sunita e no entanto é a diversidade e até mesmo o sincretismo, como no caso de algumas linhas sufistas, que se evidencia em uma leitura atenta das fontes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lícia Palazzo

Doutora em História pela Universidade de Brasília. Professora da Pós-Graduação Lato Sensu do UniCeub. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Officium (UFPB) e do Grupo de Estudos Persas/Middle Persian Studies (UnB).

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

PALAZZO, C. L. AS MÚLTIPLAS FACES DO ISLÃ. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/22242. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões