RELIGIÃO: ENTRE A SOCIEDADE E O IMAGINÁRIO

Autores

  • Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli
  • Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

Palavras-chave:

Dialética Religiosa, Efeitos de Verdade, Poder do Mito.

Resumo

O texto focaliza várias abordagens teóricas para examinar o desenvolvimento das religiões no cristianismo e destacar suas interações em termos de crenças ou práticas. Recorre, assim, à semiótica do espaço, conforme propõe B. Lamizet; à pragmática linguística, como recomenda P. Charaudeau; à antropologia do imaginário, como indica G. Durand; e à hierofania, como sugere M. Eliade. Em sua conclusão, admite a possibilidade de não ter sido Deus quem criou o homem, ao contrário, foi esse homem que criou seu Deus à sua imagem e semelhança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Thereza de Queiroz Guimarães Strôngoli

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular aposentada do Departamento de Estudos Pós- Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Adjunta e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Ecolinguística e Imaginário no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

STRÔNGOLI, M. T. de Q. G.; COUTO, E. K. N. N. do. RELIGIÃO: ENTRE A SOCIEDADE E O IMAGINÁRIO. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/22249. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e História das Religiões