O “ESFORÇO DE GUERRA” EM FORTALEZA: ATIVIDADE PATRIÓTICA E PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS ANOS DE 1940

Autores

  • Jane Derarovele Semeão e Silva

Palavras-chave:

Fortaleza, Segunda Guerra Mundial, Participação Feminina.

Resumo

A Segunda Guerra Mundial, acompanhada através dos jornais e da única emissora de rádio existente na capital cearense (Ceará Rádio Clube – PRE-9), mobilizou o interesse e participação de muitas fortalezenses das camadas médias e altas em atividades relacionadas às campanhas de defesa passiva da cidade e em favor da derrota alemã após a declaração de guerra feita pelo governo brasileiro aos países do eixo. Esse artigo analisa de que forma se deu essa participação mostrando, ademais, como a apropriação desse contexto de guerra proporcionou-lhes maior visibilidade e estimulou-as a ultrapassar as fronteiras que limitavam seu acesso ao espaço público, abrindo frestas para sua ampliação durante e após o fim do conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Derarovele Semeão e Silva

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

SILVA, J. D. S. e. O “ESFORÇO DE GUERRA” EM FORTALEZA: ATIVIDADE PATRIÓTICA E PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS ANOS DE 1940. Saeculum, [S. l.], n. 30, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/22251. Acesso em: 25 abr. 2024.