RELATOS DE UM EXPLORADOR INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DA VIAGEM DE FRANCIS GALTON PELO SUDOESTE DA ÁFRICA (1850-1852)

Autores

  • Fabiana Lopes da Cunha UNESP
  • Leonardo Dallacqua de Carvalho Fiocruz

Palavras-chave:

Francis Galton, Viajantes, Sudoeste da África.

Resumo

Embora Francis Galton seja mais lembrado pelas suas contribuições no campo da hereditariedade e, sobretudo, da eugenia na segunda metade do século XIX, antes, na década de 1850, viajou para o sudoeste africano sob o auspício da Royal Geographical Society na busca de explorar, anotar e mapear novos territórios. Esta pesquisa pretende contribuir com uma perspectiva do seu contato com diferentes povos da região e como descreveu por meio de uma narrativa suas impressões sobre vida local, seja animal ou humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Lopes da Cunha, UNESP

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora Assistente dos Cursos de Graduação em História e em Geografia (Campus Experimental de Ourinhos) e do Programa de Pós-Graduação em História (Campus de Assis) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Centro de Documentação e Memória – CEDOM/UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Patrimônios (UNESP/ Diretório CNPq) e vice-líder do Grupo de Pesquisa História & Música (UNESP/ Diretório CNPq).

Leonardo Dallacqua de Carvalho, Fiocruz

Doutorando em História das Ciências e da Saúde na Fundação Oswaldo Cruz. Bolsista Fiocruz.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

CUNHA, F. L. da; CARVALHO, L. D. de. RELATOS DE UM EXPLORADOR INGLÊS: UMA PERSPECTIVA DA VIAGEM DE FRANCIS GALTON PELO SUDOESTE DA ÁFRICA (1850-1852). Sæculum – Revista de História, [S. l.], n. 33, p. 319–337, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/27729. Acesso em: 7 dez. 2021.