A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E A LITERATURA: APONTAMENTOS PARA A INTERPRETAÇÃO DE NARRATIVAS AMAZÔNICAS

Autores

  • Euclides Antunes Medeiros Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Araguaína
  • Olivia Macedo Miranda Cormineiro Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Palavras-chave:

ficção, memória, narrativas amazônicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar os procedimentos de interpretação histórica em narrativas memorialísticas e literárias que remetem à região denominada de Vales dos Rios Araguaia e Tocantins. Abordaremos essa questão perscrutando as relações entre ficção, realidade, memória em alguns textos regionais que são representativos da composição das práticas de violência como modo de viver regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euclides Antunes Medeiros, Professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Araguaína

Professor Adjunto dos cursos de História na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutorado em História na Universidade Federal de Uberlândia (2012) Pesquisas na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, memória, literatura, violência, trabalho e relações sociais. Líder do Grupo de Pesquisa História Regional: memórias e Territorialidades. Membro do Colegiado do Curso de Mestrado em Ensino de História do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PPGHIST. Membro do Programa de Pós-Graduação em estudos de Cultura e Território - PPGCULT.

Olivia Macedo Miranda Cormineiro, Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Doutoranda pelo Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC). Professora Assistente do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína. Possui graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal do Tocantins (2003) e mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Tem experiência na área de História Social da Cultura, com ênfase nas discussões sobre região; cultura; relações de trabalho; modos de viver; literatura e narrativa.

Publicado

2016-12-31

Como Citar

MEDEIROS, E. A.; MIRANDA CORMINEIRO, O. M. A HISTÓRIA, A MEMÓRIA E A LITERATURA: APONTAMENTOS PARA A INTERPRETAÇÃO DE NARRATIVAS AMAZÔNICAS. Saeculum, [S. l.], n. 35, p. 121–138, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/31449. Acesso em: 28 mar. 2024.