WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO NO PROBLEMA DO MÉTODO

Autores

  • Renato Silva Melo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.36128

Palavras-chave:

Método, Benjamin, Dialética.

Resumo

Nosso objetivo é mostrar a operacionalidade do método histórico e dialético de Walter Benjamin. A maneira como esse cientista social analisou a mercadoria e a arte propicia contribuições importantes para situarmos os objetos numa outra forma de expressão da economia na cultura. Discutiremos o método principalmente a partir de duas cartas trocadas entre Benjamin e Adorno. Adorno queria as contribuições de Benjamin para o Instituto, mas para isso lançou mão de um controle rígido sobre os escritos do amigo. Adorno criticou Benjamin em três aspectos principais. O primeiro aspecto se refere ao fato de Benjamim estar apegado em demasia ao arcaico e ao mítico. No segundo aspecto ele era censurado por subestimar na arte autônoma a racionalidade tecnológica. O terceiro ponto era que o crítico considerava uma série de fatos objetivamente histórico-filosóficos como fenômenos subjetivos coletivos. Benjamin defende o seu método, mesmo diante das objeções do amigo. A dialética benjaminiana não tem uma síntese dentro da linha histórica homogênea, mas uma interrupção dentro do contínuo da atualidade. A abordagem dialética, além hegeliana e da marxista, potencializa o texto. A dialética deve ser usada para percebermos os antagonismos e as marchas em conflito na sociedade e não para obscurecer fatos que compõem a realidade.

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Biografia do Autor

Renato Silva Melo, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Professor de Teoria e Metodologia da História e Ensino de História na Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

MELO, R. S. WALTER BENJAMIN E THEODOR W. ADORNO NO PROBLEMA DO MÉTODO. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 1–14, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.36128. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/36128. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê