FANATISMO RELIGIOSO E CURANDEIRISMO NA COLÔNIA ALEMÃ DE SÃO LEOPOLDO: A(IM)POSIÇÃO DAS IDEIAS DAQUELES QUE (RE) ESCREVEM A (SUA) HISTÓRIA (1868-1874)

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Palavras-chave:

Imigração Alemã, Conflito Mucker, Fanatismo Religioso, Curandeirismo.

Resumo

O trabalho apresenta três importantes fontes históricas para o estudo do conflito Mucker, que ocorreu no final do século XIX na Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo (RS). Inserido no contexto da imigração alemã no sul do Brasil o conflito Mucker foi o único movimento messiânico ocorrido em ambiente protestante no Brasil e liderado por uma mulher, Jacobina Mentz Maurer. Esses elementos presentes na natureza do conflito conferem a ele características singulares na história dos movimentos sociais no Brasil. Nesse contexto, analisamos as obras produzidas por três autores – Karl Von Koseritz, Francisco de Santiago Dantas e Ambrósio Schupp – que ainda no final do século XIX, foram os principais responsáveis pela produção e difusão de representações sobre os líderes do movimento. Esses, através de seus escritos, influenciaram profundamente o imaginário da população, na medida em que associaram Jacobina e João Jorge Maurer, conhecidos como o “Casal Maurer”, às práticas religiosas e o curandeirismo. Notamos que nas três perspectivas apresentadas, Jacobina e João Jorge Maurer foram apresentados como enganadores e responsáveis pelo fanatismo presente na Colônia Alemã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

GEVEHR, D. L. FANATISMO RELIGIOSO E CURANDEIRISMO NA COLÔNIA ALEMÃ DE SÃO LEOPOLDO: A(IM)POSIÇÃO DAS IDEIAS DAQUELES QUE (RE) ESCREVEM A (SUA) HISTÓRIA (1868-1874). Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 65, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/47. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Saberes Médicos