Museus e Memórias Afro-diaspóricas no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.61787

Palavras-chave:

Educação histórica, Identidade, Experiências dos sujeitos, Patrimônio, Educação hist´´órica, Exposição

Resumo

Este artigo objetiva apresentar possibilidades da educação histórica que tenham como temas o patrimônio e os objetos materiais, de modo a evidenciar as agências dos sujeitos negros no desenvolvimento de seus lugares de origem que, dificilmente, aparecem nas histórias oficiais. Na análise, é utilizada uma escrita de si (GOMES, 2004) redigida por representantes do Clube Negro Braço é Braço, da cidade de Rio Grande/RS, além de imagens alusivas à exposição “Palmares não é só um, são milhares”, realizada em 2021 no Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS), na cidade de Porto Alegre/RS, em homenagem aos 50 anos do dia 20 de novembro, data da consciência negra. Por meio de análise qualitativa das fontes, o estudo conclui que para compreender a trajetória das populações negras contra a colonialidade — para além do ensino da história realizado nas escolas ou das pesquisas dentro dos muros das universidades — deve-se dar atenção às atividades que, articuladas à outras fontes e vivências, permitam aguçar a relação entre o passado e o presente, com vistas a outras possibilidades para a aprendizagem histórica.

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Biografia do Autor

Arilson dos Santos Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor do curso de Antropologia e Humanidades, professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab – e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em História, Culturas e Espacialidades da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2022-07-08

Como Citar

GOMES, A. dos S. Museus e Memórias Afro-diaspóricas no Sul do Brasil. Saeculum, [S. l.], v. 27, n. 46 (jan./jun.), p. 327–347, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.61787. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/61787. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões