De como antigos papeis se tornaram uma experiência pedagógica

Documentação, Ensino e Pesquisa em História

Autores

  • Angelo Emílio da Silva Pessoa Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.68810

Palavras-chave:

Documentação, Pesquisa em História, Ensino de História, João Pessoa (Cidade)

Resumo

O referido artigo se remete a uma experiência desenvolvida a partir da localização de uma documentação dispersa e dada por perdida, localizada na Câmara Municipal da cidade de João Pessoa em 2017, em sua maior parte referente às primeiras décadas do século XIX e com variada informação sobre a então cidade da Parahyba. Ao tomar contato com a referida documentação, desenvolvemos esforços para a sua restauração e para a pesquisa e difusão do conteúdo dos mesmos. Envolvendo a cooperação de instituições públicas, esse trabalho tem como eixos centrais os procedimentos técnicos para restauração e conservação do referido acervo, bem como a sua pesquisa e divulgação. Em relação ao segundo eixo – objeto central do presente artigo –, além da disponibilização digital de parte do material para pesquisadores, foram desenvolvidas várias Oficinas de Iniciação à Pesquisa no Curso de Graduação em História da UFPB, que abrangeram procedimentos iniciais de pesquisa documental, noções de paleografia, levantamento de hipóteses, consulta à bibliografia pertinente e apresentação dos resultados através de projeção de slides e de produção textual em Blog. Essas Oficinas envolveram mais de duas dezenas de estudantes de Graduação, de Pós-Graduação e Professores da Educação Básica, tendo sido realizadas tanto no âmbito de uma disciplina de Graduação quanto em espaços ligados à educação básica e outros. Como resultados, além da iniciativa pontual de preservar e divulgar a referida documentação, a experiência pretende afirmar a necessidade de um pleno vínculo entre a formação do pesquisador e do docente nos Cursos de Graduação em História.

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Biografia do Autor

Angelo Emílio da Silva Pessoa, Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

PESSOA, A. E. da S. De como antigos papeis se tornaram uma experiência pedagógica: Documentação, Ensino e Pesquisa em História. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 76–96, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.68810. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/68810. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica