Quem se importa? Marcas do preconceito e da discriminação nas redes sociais digitais

Autores

  • Dilton Ribeiro Couto Junior

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas das marcas da ótica heteronormativa presentes nos discursos de internautas nas redes sociais digitais. Os princípios teórico-metodológicos são norteados, principalmente, pelos estudos de pesquisadoras que trabalham com as questões de gênero e sexualidade, como Judith Butler, Miriam Leite e Guacira Lopes Louro. Para compreender os fenômenos comunicacionais das redes digitais, também dialogo com Raquel Recuero e Lucia Santaella. A pesquisa vem apontando para a necessidade de se repensar a matriz das relações de gênero circunscrita no regime hegemônico da heterossexualidade, responsável pela produção e manutenção de discursos preconceituosos e discriminatórios contra as chamadas “minorias” sexuais.

Palavras-chave: Preconceito. Discriminação. Redes sociais. Heteronormatividade.

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Publicado

2014-09-21

Edição

Seção

Artigos