Oralidades escritas de seu “Lua” e as representações identitárias de nordestinidade brasileira no forró tradicional

Autores

  • Fábio Soares da Costa
  • Janete da Páscoa Rodrigues

Resumo

Esse artigo procura apresentar algumas reflexões acerca das contribuições da produçãoliterária (letras de músicas) disseminada por Luiz Gonzaga, desde a década de 1940,para a construção de representações identitárias de nordestinidade no Brasil. A análisede conteúdo categorial das letras de 10 músicas do Rei do Baião em coautoria comHumberto Teixeira e Zé Dantas apresenta um Nordeste imaginado ambivalente, de seca,dificuldades, miséria, mas também um lugar belo, de gente forte e lutadora, no qualretirantes sempre desejam voltar. Dessa forma, pode-se inferir conclusivamente que aprodução literária de Luiz Gonzaga carreia tecidos significantes, imagéticos,imaginados e marcantes de sentidos de nordestinidade explícitos, doravante a segundadécada do século XX e que possui uma significância singular nos constructos literáriosde representação nordestina do Brasil.

Palavras-chave: Identidade. Literatura. Luiz Gonzaga. Música. Nordestinidade.

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Publicado

2014-09-22

Edição

Seção

Artigos