Moda e comunicação: uma reflexão sobre o consumo de moda e a formação de identidades das classes populares

Autores

  • Camila Marques
  • Rosane Rosa

Resumo

Este artigo consiste em uma reflexão teórica que visa aproximar a cultura e a moda hip-hop de autores que tratam sobre identidade, diferença, classes sociais e cultura popular, como Stuart Hall, Graham Murdock e Jesús Martín-Barbero. Assim, trilhou-se um caminho que pretendeu ir além da comum abordagem mercadológica e hegemônica que acompanha a maioria das reflexões sobre os sistemas de moda, buscando a inclusão da classe popular nesse processo. Esse exercício nos possibilitou uma reflexão sobre as dinâmicas sociais e o possível caráter contestatório dos sistemas de moda, incluindo a questão da formação das identidades relacionadas ao consumo de produtos de moda, ressaltando que as classes populares têm papel bem mais complexo nesse processo do que o de simples seres manipulados pela cultura hegemônica.

Palavras-chave: Moda. Identidade. Consumo. Classes sociais.

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Biografia do Autor

Camila Marques

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: camila.markes@yahoo.com.br

Rosane Rosa

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: rosanerosar@gmail.com

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Publicado

2014-11-11

Edição

Seção

Artigos