Efeitos de sentidos nas charges: Uma análise dos jornais piauienses O Dia e Meio Norte

Autores

  • Thiago Ramos de Melo
  • Francisco Laerte Juvêncio Magalhães

Resumo

Este artigo busca analisar como os jornais piauienses O Dia e Meio Norte constroem,em suas charges, a imagem dos candidatos Sílvio Mendes e Wilson Martins nas eleiçõesde governador do estado do Piauí em 2010. Enquanto discurso, a charge é construída narelação com o contexto sócio-histórico, aproveitando de frases feitas, imagens,expressões estereotipadas e, com humor, produzir sentidos. Adotamos a Análise deDiscurso (AD) como instrumental metodológico, compreendendo que os fenômenos deprodução de sentidos são construídos através dos discursos nos processos de interaçãosocial. Deste modo, trabalharemos os conceitos proposto por Pinto (1994, 1999) sob aforma de postulados teóricos: Heterogeneidade Enunciativa, Economia Política doSignificante e Semiose Infinita.

Palavras-chave: Charges. Discursos. Sentidos.

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Biografia do Autor

Thiago Ramos de Melo

Graduando em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Piauí. Bolsista deIniciação Científica (PIBIC/CNPq). Participa, ainda, como aluno-pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas emEstratégias da Comunicação da Universidade Federal do Piauí – NEPEC/PI. Email: thiago.rmelo09@hotmail.com.

Francisco Laerte Juvêncio Magalhães

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor do Departamento deComunicação da Universidade Federal do Piauí – DCS/UFPI. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas emEstratégias da Comunicação da Universidade Federal do Piauí – NEPEC/PI. Email: flaerte@msn.com.

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Publicado

2014-12-09

Edição

Seção

Artigos