O aplicativo de comunicação Whatsapp como estratégia no ensino de Filosofia
Resumo
A finalidade deste estudo é apresentar o WhatsApp como aplicativo de comunicação didático-pedagógica viável ao ensino de filosofia. Para isto foi realizada uma pesquisa aplicada de caráter qualitativo mediante observação participante através do aplicativo WhatsApp. A relevância de pesquisas deste perfil reside em fornecer questões de discussão acerca da inserção de diferentes metodologias no uso das TICS durante o processo de ensino aprendizagem. Este aplicativo de comunicação virtual permite o envio de texto, vídeo, áudio e imagens, algo bem versátil para a promoção da interação dos estudantes acerca de uma questão a ser deliberada entre eles mediante um facilitador (professor) dinâmico e criativo no pôr o conteúdo em investigação. É viável a utilização deste recurso na medida em que muitos estudantes possuem celulares que acessam este aplicativo, tendo nisto sua viabilidade, além de atrair a atenção dos estudantes por se tratar de algo inovador, enquanto estratégia de ensino.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. WhatsApp. Filosofia. Tecnologia. Aplicativo.