Economia criativa e gestão da criatividade: o processo criativo nas comunidades de prática

Autores

  • Vivian Sabrine Klaus PPGC/UFPB
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro
  • Vânia Gisele Bessi

Resumo

O artigo tem como tema o processo criativo no espaço das comunidades de práticas. A questão problema de pesquisa é: como ocorre a dinâmica do processo criativo nas comunidades de prática. Têm-se duas hipóteses que norteiam a discussão sobre a aplicação dos processos criativos em comunidades de prática: a) as comunidades de prática são espaços de aprendizado e neste contexto estimulam a criatividade e a inovação; b) estas comunidades podem preencher lacunas existentes nas estruturas organizacionais e, embora representadas muitas vezes por grupos informais, contribuem para o alcance dos objetivos das empresas. Para validar as questões, a metodologia é balizada em uma pesquisa bibliográfica que inicialmente caracteriza a economia criativa, reflete sobre a gestão da criatividade nas organizações, para em seguida discorrer a dinâmica do processo criativo. Por fim, aborda o processo criativo no ambiente das comunidades de prática (CoPs).

Palavras-chave: Economia Criativa. Gestão da Criatividade. Processo Criativo. Comunidade de Prática.

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Publicado

2015-06-18

Edição

Seção

Artigos