O consumo simbólico e a mulher contemporânea: articulações entre os códigos do universo feminino e o consumo de automóvel

Autores

  • Amanda Yara Generozo PPGC/UFPB
  • Amanda Garcia

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a cultura de consumo pós-moderna. Explora a economia de trocas simbólicas na qual a aquisição de bens extrapola o caráter utilitário para se apropriar do valor simbólico e refletir o estilo de vida e o sentimento de pertença social do sujeito contemporâneo. O  texto analisa o discurso do filme publicitário Quem Gosta – Vermelho, do Novo Uno, investigando as estratégias de organização e de articulação dos diferentes códigos e linguagens que o compõe e como esta rede de significados interage com as potenciais consumidoras do automóvel a partir de um sistema modelizante criado pela marca Fiat. O estudo aponta que Quem Gosta – Vermelho compartilha com suas enunciatárias uma visão de mundo comum, no qual os códigos do universo feminino expressam a identidade do Novo Uno e de suas consumidoras.

Palavras-chave: Comunicação. Publicidade. Análise do discurso. Sistema modelizante.

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Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Artigos