O consumo simbólico e a mulher contemporânea: articulações entre os códigos do universo feminino e o consumo de automóvel
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre a cultura de consumo pós-moderna. Explora a economia de trocas simbólicas na qual a aquisição de bens extrapola o caráter utilitário para se apropriar do valor simbólico e refletir o estilo de vida e o sentimento de pertença social do sujeito contemporâneo. O texto analisa o discurso do filme publicitário Quem Gosta – Vermelho, do Novo Uno, investigando as estratégias de organização e de articulação dos diferentes códigos e linguagens que o compõe e como esta rede de significados interage com as potenciais consumidoras do automóvel a partir de um sistema modelizante criado pela marca Fiat. O estudo aponta que Quem Gosta – Vermelho compartilha com suas enunciatárias uma visão de mundo comum, no qual os códigos do universo feminino expressam a identidade do Novo Uno e de suas consumidoras.
Palavras-chave: Comunicação. Publicidade. Análise do discurso. Sistema modelizante.