O instantâneo na publicidade: do objeto fetiche às sensações da marca no vídeo publicitário da AirFrance – France is in the air
Resumo
O discurso publicitário, considerado como um dos poderes de maior influência na contemporaneidade, tem avançado nas suas estratégias de captura da atenção dos consumidores nas redes sociais. O alvo das novas estratégias são os movimentos sensíveis dos consumidores através da orquestração de signos e propostas de experiências sensoriais primárias. O objetivo deste artigo é demonstrar, a partir da análise do discurso, a estratégia de captura do gesto espontâneo do usuário no Youtube, através do vídeo publicitário da companhia aérea francesa AirFrance, lançado nas redes sociais em março de 2015, e que obteve cerca de 50 milhões de visualizações em poucos dias. Ao analisar o recorte de oito momentos do vídeo, identificamos uma promessa de experiência sensível, que captura a atenção do usuário, pela sinergia dos signos e narrativa persuasiva de uma experiência prazerosa com a marca.
Palavras-chaves: Publicidade. Instantâneo. Sensível e Marca.