Transformando idéias em projetos: um guia para organização de pesquisa em comunicação midiática

Autores

  • Marcelo Bolshaw Gomes PPGC/UFPB

Resumo

Resume-se aqui um pouco da metodologia científica das ciências sociais aplicadas: a relação entre o objeto empírico e um corpus teórico que o explique adequadamente; a necessidade lógica de se estabelecer, de forma assertiva, um problema através de uma pergunta atual, objetivos e hipóteses de solução para a questão levantada; e a diferença entre abordagem e procedimentos. Defende-se ainda a necessidade de especificar as técnicas de coletas de dados, sugerindo-se o consórcio de técnicas quantitativas (principalmente a análise de conteúdo) com técnicas qualitativas (como entrevistas e grupos focais). O presente artigo tem por objetivo orientar a elaboração de projetos de pesquisa na área da Comunicação Midiática, referenciado na metodologia científica das ciências sociais aplicadas.

Palavras chave: Ciências sociais aplicadas. Comunicação Mídiatica. Estudos da mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-19

Edição

Seção

Artigos