A telenovela no Brasil: superação do modelo melodramático
Resumo
É inegável que a ficção seriada ocupa uma papel de destaque na contemporaneidade. A telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado tanto na programação televisiva quanto nos estudos acadêmicos pelo fato de servirem como meio de entretenimento, mas também por responderem por um processo de interação e de representação diante do cotidiano constitui-se como um produto fértil para se tecer considerações acerca de interpretações sobre o Brasil. Por se tratar de um gênero híbrido, o qual tem na gênero folhetim sua gênese, a telenovela comporta as mais diversas análises. Dessa forma, o presente artigo pretende tecer considerações acerca da constituição desse gênero televisivo de maior sucesso no país. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se preocupam em tratar acerca desse gênero tão significativo para o país.
Palavras-chave: Telenovela. Ficção. Representação. Folhetim.