Comunicação, mídia e cultura: estudo antropológico da televisão e o seu impacto na sociedade

Autores

  • José Anderson Santos Cruz PPGC/UFPB
  • Antônio Walter de Barros Júnior

Resumo

O presente estudo aborda, com o olhar antropológico, a comunicação e seus meios, principalmente a televisão e, nesta evolução, a chegada da TV Digital Brasileira (SBTVD-T). Com isso, observaram-se possíveis mudanças de comportamentos e a interação com novas culturas. E nesse contexto, a convergência midiática influencia a cultura e identidade do homem nesta sociedade de cidades digitais. Sendo assim, à medida que a comunicação, como ciência que estuda os meios, as mediações através da recepção midiática, ao mesmo tempo, corrobora na construção do olhar antropológico neste estudo. Logo, a partir dessa relação, entre comunicação e cultura, os meios de comunicação, principalmente a televisão, promovem uma cultura midiática.  Com isso, essa promoção cultural, através da mídia, altera os cenários da educação, do socioeconômico e da cultura do consumidor de mídia e TV. A antropologia, nesse contexto de cultura e mídia, busca a compreensão de alguns comportamentos, para isto se faz necessário o uso da interdisciplinaridade para a elaboração deste estudo. Logo, a análise desde o início da televisão brasileira até os dias atuais e as consequências desde as mudanças tecnológicas e as convergências midiáticas contribuíram neste estudo.

Palavras-chave: Comunicação. Mídia. Cultura. TV Digital. Antropologia.

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Publicado

2015-09-21

Edição

Seção

Artigos