A publicidade e a construção social nas relações de poder em gênero

Autores

  • Ronaldo do Nascimento Monteiro Júnior PPGC/UFPB
  • Ada Kesea Guedes Bezerra

Resumo

As relações de poder estabelecidas entre os gêneros passam por influência das transformações sociais que atribuem cada vez mais às mulheres novas posições e funções, antes exclusivamente pertencentes ao sexo masculino, este por sua vez, desempenha atividades antes relacionadas ao sexo feminino, como cuidar do lar e filhos. Pela crescente busca por igualdade entre os sexos, a mídia por sua função pedagógica, tem relevante importância ao ditar comportamentos, construindo sentidos e valores que represente este novo contexto. No entanto, é recorrente práticas e condutas que delegam a homens e mulheres espaços distintos. A publicidade como produto midiático, através de simulações de situações cotidianas cria essa representatividade pelas relações de poder em gênero.

Palavras-chave:Gênero. Relações de Poder. Publicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos