TV híbrida: projeto de estudo sobre as possibilidades para interatividade em segunda tela das emissoras brasileiras de TV aberta
Resumo
A TV como conhecemos está passando por dois períodos distintos simultaneamente: o possível fim de uma era de transmissão exclusivamente por broadcast para uma tendência de convergência tecnológica e comportamental que uni o broadcast e o broadband denominada TV híbrida. Os “gadgets”, como tablets e smatphones, entre outros, que permitem a interatividade em segunda tela (second screen), também estão reconfigurando a maneira do telespectador consumir conteúdos televisivos. O uso da segunda tela no Brasil, mesmo com algumas experiências já realizadas por emissoras, ainda é uma incógnita, tal qual o futuro da TV híbrida em terras brasileiras. Assim sendo, este trabalho apresenta uma proposta de projeto de pesquisa para verificar quais são as possibilidades que a implantação da TV híbrida, em um futuro próximo, traria para a as emissoras brasileiras de TV aberta no que tange a interatividade em segunda tela.
Palavras-chave: TV híbrida. Segunda tela. TV aberta. Interatividade. Convergência.