Um novo marketing para um novo consumidor

Autores

  • Anne Cristine Ferraz de Oliveira PPGC/UFPB

Resumo

Este artigo busca identificar características do novo perfil de consumidor e elucidar alguns aspectos do marketing contemporâneo que podem ajudar a conquistar a fidelidade dos clientes nos dias de hoje. As perspectivas dos consumidores mudaram, e atualmente eles buscam não apenas satisfação funcional pelo produto, mas também emocional e espiritual. A partir de uma pesquisa exploratória que traz abordagens teóricas de Aaker, Keller, Tapscott, Castells e outros autores preocupados com o tema, constata-se que o marketing está convergindo para uma postura mais colaborativa e criativa, na qual a participação se torna importante aliada das estratégias empresariais. Em complemento, surgem as mídias sociais e redes de consumidores, que podem ser uma boa alternativa para as marcas que desejam aumentar a proximidade com o cliente.

Palavras-chave: Marketing. Colaboração. Valores corporativos. Mídias sociais.

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Publicado

2016-09-19

Edição

Seção

Artigos