Narrativa hipertextual jornalística: a cultura da linkagem no século XXI e a nova geração de leitores na web
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n10.42249Resumo
O presente artigo, uma revisão bibliográfica, faz um exercício de análise sobre os principais impactos que as Tecnologias de Informação e Comunicação produziram no texto jornalístico com o advento da web 2.0. Explora a origem do hipertexto até a criação e o desenvolvimento de seu principal suporte: a Internet; e a partir deste, avalia as principais questões que envolvem a reorganização da narrativa para o jornalismo web. Este reflete, ainda, sobre os principais fatores potenciais para a transposição da narrativa hipertextual para o jornalismo web, dentre eles o nascimento da “Cultura da Linkagem” no século XXI, que reconfigura a produção de narrativas para o webjornalismo, e apresenta as características da nova geração de leitores de hipertextos.
Palavras-chave: Webjornalismo. Narrativa Hipertextual. Práticas Jornalísticas. Cultura da Linkagem. Leitor de hipertextos.