O desenvolvimento da comunicação da Igreja Católica: uma análise sobre as interações no Instagram do Papa Francisco

Autores

  • Leticia Moreira PPGC/UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n2.44483

Resumo

A Igreja Católica, no decorrer dos anos, apresentou diferentes posicionamento acerca dos meios de comunicação, desde a censura até a adesão às redes sociais digitais. Tendo em vista esses desdobramentos comunicativos, esta pesquisa busca identificar como a Igreja Católica modificou sua interação com os fiéis, ao longo dos anos. Para isso, é utilizada a netnografia (KOZINETS, 2014) como inspiração metodológica, com foco nos comentários de duas publicações do Instagram do Papa Francisco, no mês de março de 2018. Como resultado, identifiquei que há uma interação aproximativa da Igreja com a comunidade, em virtude da presença de Francisco no Instagram, porém sua quantidade de seguidores não significa, por unanimidade, que seja composta por pessoas que o admiram, logo sua popularidade não pode ser justificada com números.

Palavras-chave: Igreja Católica. Comunicação. Interação. Instagram. Papa Francisco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

Artigos