Da rede para os públicos: a importância dos influenciadores digitais no consumo da moda no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n2.44576Resumo
Apresenta uma investigação em torno do consumo no contexto das mídias sociais, observando especificamente o nível de interação social em torno da coleção de roupas da loja Riachuelo, assinada por duas webcelebridades, Kadu Dantas e Camila Coelho, lançada oficialmente em 17 de maio de 2017, por meio da análise da hasthag #kadumilaparariachuelo no Instagram. Mostra como abordagem metodológica a Análise de Redes Sociais (ARS), fazendo uso de ferramenta tecnológica de apoio a exemplo do Excel (proprietário), para potencializar a coleta de dados. É possível concluir que as mídias sociais são grandes instrumentos para o aumento das vendas e conquista cada vez mais adeptos que utilizam as informações fornecidas pelos até então chamados influenciadores digitais. Por meio de seu cotidiano, eles interagem com os seguidores e, de forma, espontânea, agregam valor aos produtos e serviços das empresas parceiras.
Palavras-chave: Estudos da mídia. Consumo.Moda. Mídias Sociais. Instagram.