Uma proposta de contribuição dos Newsgames e Infografia com foco na educação

Autores

  • Marília Yonekawa PPGC/UFPB
  • Luciano Adorno
  • Júlio Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n7.46734

Resumo

Este artigo tem como objetivo relacionar os newsgames com a educação infanto-juvenil, utilizando infográficos de fácil visualização e com design simples. Na fundamentação teórica foram utilizados autores que possuem vasto conhecimento na área dos newsgames e que defendem a infografia vinculada aos games, tal como SEABRA & SANTOS (2015) e TOBIAS (2014). Para entender melhor a utilização dos newsgames como ferramenta de aprendizado, foi feito um breve questionário on-line para verificar a frequência de uso de games em adolescentes. Na metodologia abordamos as seguintes etapas (1) pesquisa sistemática, (2) organização e formalização textual dos dados obtidos, (3) definição de termos, (4) coleta de exemplos de newsgames e (5) confecção de questionário on-line e (6) análise e discussão dos dados obtidos. Acerca dos resultados espera-se que a contribuição dos newgames para a educação seja positiva. Sugere-se como trabalhos futuros executar os jogos em escolas para verificar a eficácia.

Palavras-chave: Jogos. Design. Newsgames. Educação. Infografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-19

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS