A nova “cara” da Comunicação Popular e Alternativa em tempos de mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n7.46745Resumo
A proposta deste trabalho é promover uma reflexão sobre a configuração da comunicação popular e alternativa na era da internet, em especial nas mídias digitais. A discussão sobre o tema é feita com base em revisão bibliográfica a partir de três pilares conceituais: uma abordagem sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sociedade contemporânea; conceitos sobre comunicação popular e alternativa; e, por fim, experiência da comunicação população e alternativas nas novas mídias. As conclusões finais apontam para a compreensão de que as novas tecnologias têm sido ferramentas muito utilizadas e viáveis para promover e disseminar informações para além dos meios de comunicação tradicionais. Neste contexto, as mídias digitais dão suporte para o desenvolvimento de novas práticas de comunicação popular e alternativa que, por sua vez, ganham uma nova ‘cara’ na era da internet.
Palavras-chave: Comunicação Popular e Alternativa. Internet. Mídias Sociais.