Interacionismo sociodiscursivo e capacidades de linguagem: por uma pedagogia de gêneros aplicada ao ensino da leitura e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n7.46815Resumo
Opta-se, neste texto, por uma discussão, sobre o ensino da leitura e da escrita na escola básica. A reflexão constrói-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, de abordagem qualitativa e dialógica, tendo como base, os conhecimentos da Linguística Aplicada (LA), associado às bases teóricas da Linguística Textual (LT), no que concerne a visão sobre gêneros discursivos, de Bakhtin (2009 [1929]; 2011 [1979]), ao propor uma concepção dialógica da linguagem, sustentáculo teórico que oferece a Bronckart (2012), condições para o desenvolvimento do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Neste estudo reflete-se sobre a relevância desse fundamento teórico que reconhece e valoriza as capacidades de linguagem dos alunos, no processo de produção dos gêneros textuais (orais ou escritos) em uma situação comunicativa. Articulado a esse modelo, a pedagogia de gêneros, proposta pela Escola de Sydney, considera que a aprendizagem se dá em ciclos e neles, os gêneros assumem uma funcionalidade didática.
Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Capacidades de linguagem. Pedagogia de Gêneros.