A presença da estética pós-moderna no videoclipe da música "dá um like" da Banda Uó
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n9.48058Palavras-chave:
Pós-modernismo, Estética, Camp, Kitsch, Pastiche.Resumo
O artigo traz em questão a forma como a banda musical brasileira “Banda Uó” insere a estética pós-moderna no videoclipe “dá um like”. Através do método de revisão bibliográfica, são abordados os principais elementos pós-modernos presentes no clipe, como o pastiche, com a mistura de estilos musicais, principalmente com as referências buscadas nos anos 90, assim como games para a produção visual, somados a efeitos 3D e psicodélicos. O Camp, que Sontag (1987), define como o exagero, está presente nas montagens, com as imagens dos integrantes que foram reproduzidas para retratar as fotos publicadas em redes sociais, para ganhar likes. E o Kitsch que segundo Moles (1972), se configura como uma mercadoria ordinária, que está indissociavelmente ligado à arte que se refere à ação de criar móveis novos a partir de velhos.