Jogos jornalísticos: os newsgames no processo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48285Palavras-chave:
Jogos na Educação, Gamificação, Jogos jornalísticos, Newsgames, Aprendizagem.Resumo
Este artigo trata da inserção estratégica dos newsgames no processo de aprendizagem. Investiga as potencialidades dos jogos jornalísticos no fomento de habilidades e competências educacionais do século XXI. Versa sobre um estudo de natureza descritiva que buscou, por meio de pesquisa bibliográfica, conhecer os principais estudos acerca dos Jogos na Educação e discutir os aspectos conceituais a respeito dos Nativos Digitais, da Geração C e dos Newsgames (novo modelo de jornalismo que une o entretenimento com a informação na linguagem e narrativa dos games). Verifica que os jogos jornalísticos utilizados em sala de aula estimulam a capacidade cognitiva e criativa dos alunos, que as notícias exigem reflexão e criticidade dos jogadores e que os newsgames aguçam a curiosidade de seus participantes, aumentando o interesse pela pesquisa e conhecimento transmitidos.