Os obscuros objetos da tecnocultura: caminhos para uma abordagem materialista da tecnologia nos estudos de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48287Palavras-chave:
Automação, Materialidade, PrescriçãoResumo
A presente pesquisa investiga as problemáticas implicadas nos processos interacionais desenvolvidos nas páginas oficiais do Facebook de dois candidatos à Presidência da República nas eleições de 2014: Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB). Partindo de uma pesquisa exploratória, de abordagem empírica, acionamos o referencial teórico desenvolvido por Stromer-Galley (2000) para investigar as dinâmicas interacionais evidenciadas entre as equipes de campanha desses candidatos e seus eleitores. Conclui-se que, em maior ou menor medida, houve discussões e exposição de opiniões contrárias nas duas páginas observadas. A internet conferiu, assim, espaço para o debate dos programas de governo e das plataformas de campanha dos candidatos, no contexto eleitoral de 2014.