Ocupação social: imagem do jovem de periferia na propaganda do Governo do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48329Palavras-chave:
Propaganda, Semiótica discursiva, Audiovisual, Territorialidades.Resumo
Este texto analisa a construção da figura do jovem de periferia nos discursos do VT publicitário do Ocupação Social, programa de inclusão do Governo do Espírito Santo, veiculado em 2018. A semiótica discursiva e a sociossemiótica são usadas como procedimentos teórico-metodológicos, articuladas com o conceito de territorialidades. Conclui-se que o protagonista Jefferson é apresentado como um jovem engajado com o esporte e a educação e não parece, a princípio, alguém propício à violência que o programa social promete combater. O sentido é de que este envolvimento ocorreria devido à vivência na periferia, disposta como um lugar disfórico. Há um processo assimilador, que utiliza a propaganda para pôr em circulação a identidade ideal do jovem. Em última instância, a propaganda atua na tentativa de informar e sancionar positivamente as ações sociais do governo estadual.