Design emocional: a relação emocional entre usuário e produto assistivo, perspectivas de mercado e produto

Autores

  • Alexandre Junior Favaretto
  • Ricardo Triska

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48331

Palavras-chave:

Design emocional, Design centrada no usuário, Tecnologia assistiva, Perspectivas de mercado e produto.

Resumo

Em tempos de inovações aceleradas têm se valorizado muito as relações emocionais evocadas na experiência de utilização de um produto, e como elas afetam o usuário. Este estudo visa conceituar Design Emocional (DE) e perspectiva de mercado, e as oportunidades de contribuição do DE no planejamento de produtos da Tecnologia Assistiva pela perspectiva de produto. A pesquisa classifica-se como aplicada, de abordagem quali-quantitativa e objetivo exploratório e descritivo. Foi realizado uma revisão integrativa da literatura, resultando em um panorama que permitiu compreender de que forma o conceito de DE tem sido abordado nos últimos anos. Foi possível constatar que as emoções influenciam no bem-estar e na decisão de uso de um produto, e que compreender como os produtos provocam emoções contribui para o avanço da relação de complementaridade do Design (área) com outras áreas da ciência.

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Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Artigos