Visualização de dados: o fator criatividade como um elemento contributivo para a organização e otimização do processo de design
DOI:
https://doi.org/10.22478/temática.v15i11.48815Palavras-chave:
Infografia, Métodos de trabalho, Técnicas de criatividade, Design estratégico.Resumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar espaços nos quais a criatividade possa atuar no processo de construção de visualização de dados (VD). Esta temática é relevante pois: (1) visa entender e apresentar espaços de trabalho para a criatividade na produção de VD e (2) propõe possibilidades de inserção de técnicas de criatividade em suas diferentes etapas projetuais. Para isto, é apresentada uma base teórica pertinente aos conceitos envolvidos e uma metodologia de pesquisa de acordo com os objetivos. Logo, são apresentados alguns processos de design para a construção de infografias, seguidos de uma reflexão a respeito da possibilidade de associação de etapas provenientes destes processos com as técnicas de criatividade. Nisto, este texto se constitui em uma proposta de organização e otimização de metodologias para melhoria do fluxo de trabalho. Os resultados obtidos, apontam que as técnicas de criatividade aplicadas aos processos de design de construção de infografias didáticas e jornalísticas podem otimizar este processo e possibilitar a organização de seu planejamento.