(Meta)literatura eletrônica: metaficção contemporânea em visual novels

Autores

  • Pedro de Souza Melo

DOI:

https://doi.org/10.22478/temática.v15i11.48845

Palavras-chave:

Jogos eletrônicos, Literatura eletrônica, Metaficção, Romance contemporâneo, Visual novel.

Resumo

Há posicionamentos variados sobre o que caracterizaria o romance na Contemporaneidade. Enquanto alguns defendem que esse seria um gênero morto, estagnado, outros procuram nos romances atuais traços que poderiam indicar tendências e propostas pouco evidentes em períodos históricos anteriores. Um desses traços é a metaficção. Neste artigo, discutimos como esse tipo de narrativa também pode ser encontrada em obras de literatura eletrônica, frequentemente excluídas dos debates sobre literatura contemporânea. Como recorte, selecionamos um visual novel, um gênero de jogo eletrônico com propostas literárias. Desse modo, analisamos a obra Doki Doki Literature Club!, cuja narrativa expressa autoconsciência em relação ao suporte digital e a convenções narrativas desse gênero. Para isso, realizamos uma revisão teórica sobre metanarrativas no romance contemporâneo, definimos literatura eletrônica e visual novel e, em seguida, analisamos a obra, inserindo o texto digital nessas discussões.

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Publicado

2019-11-04

Edição

Seção

Artigos