Experiências curriculares com o jogo digital Minecraft através da ciberpesquisa-formação no contexto educacional da periferia
DOI:
https://doi.org/10.22478/temática.v15i11.48906Palavras-chave:
Mobile Game Minecraft, Educação Básica, Ciberpesquisa-Formação, Atos de currículo, AutoriaResumo
A partir do desenvolvimento desta pesquisa de mestrado no cotidiano escolar da educação básica da periferia da cidade de Duque de Caxias no Estado do Rio de Janeiro, foi percebido, que o uso do mobile game Minecraft, além das habilidades cognitivas e acadêmicas, também favorece a competição e a criatividade, bem como as relações sociais entre jogadores, por meio de processos interativos, dialógicos, colaborativos e autorais. Nesse sentido, o estudo amparado pelos autores de referência da área, se apoiou em dois dispositivos: o mobile game Minecraft Pocket Edition e o diário de campo online. Através da ciberpesquisa-formação, os resultados dos conhecimentos emergentes do vivido, apontaram para as potencialidades do Minecraft na criação de atos de currículos que valorizem as experiências como possibilidades formativas.