Rede social empresarial como ferramenta de suporte à criatividade colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50537Palavras-chave:
Rede social empresarial, Sistema de suporte à criatividade, Colaboração, Organizações.Resumo
Este estudo tem como objetivo propor que a rede social empresarial possa ser vista como um sistema que facilita a criatividade colaborativa de seus usuários. Isso porque esse tipo de rede social interna possibilita a transparência comunicativa por meio do acesso e da exposição a novos conhecimentos, gerando oportunidades de compartilhamento e engajamento, assim como o acesso a outras pessoas que possam contribuir com o desenvolvimento de ideias criativas. De acordo com a revisão da literatura constatou-se que a RSE pode exercer importante papel como ferramenta de suporte à criatividade colaborativa devido às suas características definidoras e abertas que têm o potencial de transformar a forma como as pessoas trabalham em conjunto, bem como os padrões de colaboração. Por fim, sugere-se que ela atende aos requisitos de um sistema de suporte à criatividade na medida em que permite que seus usuários sejam coletivamente criativos e mais produtivos em seu trabalho.