Os comerciais da Barbie e a formação do imaginário da mulher
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50546Palavras-chave:
Barbie, Comerciais, Imaginário, Mulher.Resumo
Como um brinquedo tão famoso pode ajudar a construir as noções do que é ser mulher desde o final dos anos 50 até a atualidade? Barbie, a boneca mundialmente conhecida, se comunica com gerações de meninas através de seus anúncios desde o momento que foi lançada. Por isso, observar como um brinquedo que tem um alcance tão imenso e genuíno se relaciona com seu público e que efeitos essas mensagens foram deixando ao longo do tempo no imaginário do que é ser uma mulher em todos os âmbitos da vida surgem como ponto de discussão central. Através da noção do simbólico de Durand (1993,1998) e de debates acerca das questões femininas trazidas principalmente por Lipovetsky (1997) será possível compreender como o discurso publicitário construído em volta da Barbie influenciou o que é considerado característico do feminino ou não durante cerca de sessenta anos.