¿Que hay detrás de RBD? Uma análise da marca rebelde como lovemark a partir do comportamento de consumo de fãs brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50612Palavras-chave:
Rebelde-RBD, Lovemark, Comportamento de Consumo, Marketing de Relacionamento.Resumo
Este artigo gira em torno do conceito de lovemark que Roberts (2004) define como elo emocional da marca com seus clientes, gerando um nível de comprometimento e lealdade para além da razão. Tem-se como objeto de estudo a marca Rebelde, franquia de telenovela e banda latino-americana. Teve-se como objetivo perceber em que medida a marca mexicana pode ser identificada como uma lovemark, buscando, a partir de fãs brasileiros, elementos de uma lovemark nos aspectos da marca. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico para entender o conceito e uma pesquisa quantitativa com fã-clubes online, através de um questionário, obtendo 2810 respondentes. Dentre os resultados obtidos, destaca-se elementos como mistério, intimidade e sensualidade, características da lovemark, estão presentes na relação entre os respondentes da pesquisa e Rebelde, permitindo entender o relacionamento da marca com seus fãs mesmo após dez anos sem lançamento de produtos.