“Sobre a mesa”: uma análise do signo ideológico de Bakhtin no discurso do coletivo Porta dos Fundos

Autores

  • Paulo Roberto Figueiredo Aguiar Junior
  • Flávia Clemente de Souza

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n2.50704

Palavras-chave:

Porta dos Fundos, Humor, Actantes, Actor-Network Theory.

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar, por meio da análise do vídeo “Sobre a mesa”, do coletivo de humor Porta dos Fundos, postado no Youtube, de que forma opera o discurso do humor e como suas estratégias operam em temáticas macroestruturais da sociedade. A partir da premissa de que todo signo é ideológico, defendida por Bakhtin (2006) em sua obra Marxismo e Filosofia da Linguagem, percorremos as formas de operação do interdiscurso (ORLANDI, 2010), por meio do resgate da memória, com a utilização da Teoria Ator-Rede como uma proposta de aplicação metodológica sobre os actantes, que confere papel também aos personagens semióticos inanimados.

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Publicado

2020-02-16

Edição

Seção

Artigos